PESQUISANDO A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR ÃO DO CONSUMIDOR


Este livro resulta de relatórios de consultorias e de notas de instrução de diversos cursos realizados sob o tema da mensuração da satisfação do consumidor de serviços tanto ao brasil quanto no exterior.  O consumidor insatisfeito amplia o eco de sua decepção ao mesmo tempo em que se sente incentivado a mudar de prestador de serviço. Em contrapartida, o consumidor satisfeito assume parte significativa dos esforços de divulgação  do serviço,  reduz os custos de atendimento a reclamações e demanda custos de comercialização inferiores aos exigidos para criar um novo consumidor. Por essa razão, a certeza da satisfação do consumidor se prescreve como meta inevitável de qualquer produto. Para atingi-la, a mensuração mostra-se uma aliada  insubstituível. A medida  de satisfação aparece como um subproduto imediato da missão organizacional, não como uma medida reparadora ou um apêndice eventual para a descoberta da causa dos problemas mas como um instrumento capaz de fornecer informações úteis á organização, se sua execução  for competente. Com o objetivo de ajudar aqueles que trabalham inseridos na prática de mensuração de consumidores de serviços, este livro oferece:
- Descrição dos métodos mais comuns da pesquisa;
- Fundamentos de formulação de escalas de medidas;
-Critérios para o julgamento da adequação de escalas;
-Indicação de diferentes tipos de amostra;
- Métodos de realização e de análise para as pesquisas qualitativas e quantitativas; 
-Análise do problema da qualidade das medidas;
-Instruçõ9es para a coleta de dados;
- Indicadores dos principais erros na elaboração de perguntas de um questionário ;
-Sugestões básicas para a tabulação dos dados;   
Autor:  Paulo C. Motta

Ano:2000


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